quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

VLT começa a operar na grande João Pessoa segunda-feira, confirma CBTU

Veículo vai circular de segunda a sexta-feira fora dos horários de pico.
Na primeira fase, ele vai seguir os horários tradicionais dos outros trens.


29/01/2015 13h16 - Atualizado em 29/01/2015 13h16

VLT começa a operar na grande João Pessoa segunda-feira, confirma CBTU

Veículo vai circular de segunda a sexta-feira fora dos horários de pico.
Na primeira fase, ele vai seguir os horários tradicionais dos outros trens.

Do G1 PB
VLT fará uma viagem diária a partir da próxima semana (Foto: Daniel Peixoto/G1)VLT fará uma viagem diária a partir da próxima semana (Foto: Daniel Peixoto/G1)













           O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) começa a operar de forma experimental na grande João Pessoa na segunda-feira (2). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (29) pela CBTU. As viagens vão ser realizadas de segunda a sexta-feira. Nos sábados, a circulação do veículo é interrompida e circulam apenas os trens antigos. A princípio, o veículo vai circular fora dos horários de pico porque, segundo o superintendente da CBTU na cidade, Wladme Macedo, ele comporta menos passageiros.
Na primeira fase da operação, o VLT vai trafegar com a mesma velocidade dos atuais trens e cumprir a grade horária atual. Só depois da chegada das outras composições e a total adequação do sistema, incluindo a construção de dois pontos de cruzamentos ferroviários, a CBTU vai estabelecer uma nova tabela de horários.
O VLT é um tipo de trem mais moderno, rápido e seguro e a entrega e funcionamento dos veículos faz parte do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa. Cada composição do VLT tem três carros e capacidade para 600 pessoas. Os veículos irão operar na malha ferroviária atual de 30km ligando as cidades de Santa Rita e Cabedelo, passando por Bayeux e João Pessoa.
Segundo o gerente de Planejamento e Engenharia da CBTU, Claudio Piccoli, foram investidos R$ 76 milhões na compra dos oito novos veículos. “Recebemos dois até o momento e o próximo deve chegar em abril. Até o fim de 2016 receberemos os restantes. Além disso, vão ser investidos R$ 180 milhões na reformulação da via permanente e das estações. Acreditamos na construção de cinco novas estações e na relocação de outras. Estamos já estudando a construção de uma em Cabedelo, já que existe a possibilidade da construção de um novo shopping na cidade. A escola técnica daquele município também deve ser beneficiada. Santa Rita deve receber duas novas, além da troca de mais de 20km de trilhos”, comentou Claudio.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário