sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Em fase de preparação, emenda para votação aberta na ALPB gera polêmica

Em fase de preparação, emenda para votação aberta na ALPB gera polêmica
IMPASSE: enquanto Mesa Diretora prepara emenda para voto aberto na ALPB, oposicionista contesta e diz que voto secreto é necessário

Emenda Constitucional que está sendo preparada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba para liberar o voto aberto em todas as votações do parlamento estadual mal foi concluída e já gera insatisfação.

Segundo o líder da bancada de oposição na Casa, Renato Gadelha (PSC), a medida não vai garantir a autonomia dos parlamentares e interferirá, diretamente, na democracia. Para ele, a medida vai beneficiar apenas os parlamentares que prestigiam o Governo, pois vai facilitar a corrupção.

“Quando você adquire um produto você quer ter certeza que vai recebê-lo. Por meio do voto aberto, quem comprou o voto de um parlamentar fica sabendo se está recebendo aquilo pelo que pagou, acredito que se tivermos o voto aberto, a imprensa é quem vai legislar no nosso lugar. O voto secreto protege os deputados desta pressão, ele é necessário e democrático”, defendeu o deputado.

O presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), disse que a expectativa é que o projeto seja apreciado em plenário já na próxima semana.

Na primeira sessão ordinária após o recesso do carnaval, o deputado Hervázio Bezerra (PSB), apresentou uma questão de ordem para que o voto aberto fosse instituído através de um dispositivo constitucional que criou a prática no Congresso Nacional.

Após muita discussão, o pedido foi retirado, e ficou acordado entre oposição e situação que seria apresentada uma emenda constitucional.


PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário