sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cássio minimiza declarações de secretário: “Basta ver a Paraíba no mapa da violência”


Senador disse que o secretário tenta esconder a realidade das ruas. Ele ainda criticou a queda de efetivo nas policias Civil e Militar no Estado.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) se pronunciou, por meio da sua assessoria de imprensa, na tarde desta sexta-feira (16), sobre as declarações do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, que em entrevista afirmou que o parlamentar tucano estaria fazendo política com os índices da criminalidade na Paraíba.
Para o senador, o secretário Cláudio Lima tenta esconder uma realidade dura que se apresenta diariamente nas ruas. “Basta ver como o Estado aparece no Mapa da Violência da Unesco Para se ter uma ideia, só nos primeiros meses desse ano o volume de homicídios no Estado já está 16% acima das ocorrências do tipo registradas no mesmo período do ano passado”, diz resposta encaminhada pela assessoria do senador.
A assessoria do senador ainda questionou porque as polícias Civil e Militar vêm perdendo efetivo, anos após ano, sem contratar novos agentes e policiais. “É uma pena que, com tantos homicídios e ocorrências policiais, as pessoas não tenham onde sequer registrar queixas, pois, as delegacias estão fechadas”, concluiu.
Mapa da Violência
Levantamento do Mapa da Violência 2015 apontou a Paraíba como o quinto estado em número de mortes a cada 100 mil habitantes. Os dados fazem parte do estudo “Mortes Matadas por Armas de Fogo”, divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). De acordo com os dados, 33 homicídios a cada 100 mil habitantes ocorreram no estado em 2012.
Entenda
O secretário Cláudio Lima rebateu as críticas do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) no Senado Federal, em relação à “onda de violência” difundida no município de Campina Grande. O gestor lamentou a exploração política dos atos de violência ocorridos e disse que as forças policiais deram resposta imediata para todas as ocorrências.
O secretário ainda afirmou que dados do Governo Federal demonstram que mesmo com o incremento de novos policiais civis e militares nos anos do governo Cássio Cunha Lima, houve um crescimento considerável no volume de homicídios e de ocorrências na área de segurança pública. “Isso é lamentável, porque na época do [Governo] senador foi à época que se mais aumentou a criminalidade nesse Estado e não sou eu que digo, tá aqui ó (sic)”, disse.
___________________
LEIA MAIS
PB teve os maiores índices de violência na época do Governo Cássio, diz Cláudio Lima
____________________
Ângelo Medeiros
WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário