quinta-feira, 26 de março de 2015

CMJP celebra o Dia Mundial da Água e enfatiza sua importância para humanidade


Entre os pontos destacados pelos expositores, ficou evidenciada a necessidade do reuso da água

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (26), uma audiência pública que celebrou o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e discutiu a situação atual e a projeção para o futuro, em relação aos mananciais, que integram a rede de abastecimento da Região Metropolitana. O debate que aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena foi uma propositura dos vereadores Marco Antônio (PPS), Eduardo Carneiro e Sérgio da SAC (PSL).
Compuseram a mesa de trabalho: os propositores da audiência, o presidente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius Neves; o gestor da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), João Vicente Machado Sobrinho; o presidente do Sindiágua-PB, José Reno de Sousa; o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas na Paraíba (Aesa-PB), João Fernandes da Silva; o secretário-adjunto do Meio Ambiente da Capital, Sargento Denis. Representantes de outras entidades e pessoas ligadas a questões ambientais também prestigiaram a discussão.
Em seu discurso de justificativa, o vereador Marco Antônio falou sobre a importância da água para humanidade, utilizando mensagens bíblicas e, com riqueza de detalhes, realizou uma explanação sobre a história do saneamento da Capital paraibana. “Preocupa saber que a forma de ocupação do nosso planeta continue agredindo as fontes de sobrevivência. Precisamos cuidar melhor desse nosso tesouro líquido, além de buscar a contenção do impacto ambiental em nosso planeta”, defendeu o parlamentar.
O vereador Eduardo Carneiro lembrou que a audiência também estava celebrando o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. “Estamos celebrando o dia deste líquido tão essencial para humanidade e aproveitando para discutir projetos efetivos para se trabalhar uso consciente da água, para que não soframos com sua escassez no futuro”, comentou. Já o vereador Sérgio da SAC ressaltou a necessidade de ações para evitar a poluição das regiões ribeirinhas da Capital.
O presidente da Cagepa disse que a Companhia tem uma preocupação instantânea e permanente sobre a melhoria do abastecimento de água. Ele anunciou que existe um projeto de sistematização e setorização de todo o abastecimento da cidade que vai garantir avanços nos serviços prestados à população. O superintendente da Sudema enfatizou: “A água tratada é uma das facetas do meio ambiente que deve ser cuidada pela Aesa, depois servida à Cagepa, passa por tratamento, para, em seguida, ser distribuída para população”. João Fernandes da Silva parabenizou a CMJP por ter pautado a discussão em torno da água e destacou que é preciso um olhar diferenciado sobre a ocupação territorial, com a preocupação de não degradar o meio ambiente.
O vereador Fuba fez questão de destacar: “Essa audiência é importantíssima por discutir um problema mundial. Há um processo de degradação do planeta Terra porque a humanidade pensa no imediato e esquece do depois. Temos que evitar o desperdício com a consciência de que precisamos salvar o nosso Planeta”. Entre os pontos destacados pelos expositores ficou evidenciada a necessidade de um trabalho de conscientização, da população em geral, sobre a importância da água para a humanidade, assim como, a realização de ações que garantam o reuso da água e o aproveitamento das águas da chuva. Também foi sugerida a criação de uma Frente Parlamentar da Água na CMJP. De acordo com o vereador Marco Antônio, a primeira atividade da frente, após sua instalação, será a visita as comunidades que padecem com problemas de abastecimento de água e todas as nascentes dos rios da Capital.

WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário