quinta-feira, 26 de março de 2015

RC se mostra preocupado com déficit previdenciário e sinaliza cortes caso crise agrave


O governador revelou uma reunião dos governadores do Nordeste com o ministro da Previdência

Ricardo Coutinho (Crédito: Flávio Mendes)
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), relatou em entrevista a Rádio Arapuan FM, a preocupação com o déficit previdenciário no Estado, que segundo ele, é de R$ 80 milhões por mês. O governador ainda disse que se a situação econômica do país piorar e a crise agravar, ele irá cortar verbas de setores menos essenciais.
- Quando começar a faltar coisas essenciais, eu corto as menos essenciais e corto sem titubear. Já venho cortando desde o ano passado, a estrutura do estado é muito pequena, mas tem alguns problemas, como o déficit da previdência que é um problema nacional - disse. Ricardo disse que “um ou outro setor” não vai achar bom, mas que ele não vai deixar os problemas de avolumarem.
A preocupação mesmo do governante é com o déficit mensal causado pelo sistema previdenciário do Estado, que se agravará nos próximos anos, com o aumento de aposentados: “Daqui há alguns quatro, cinco ou seis anos, vai ter um percentual altíssimo, pode chegar aos 50% dos servidores na ativa. É um problema gravíssimo”, explica.
Ricardo Coutinho revelou ainda outra atividade com os governadores do estado da região Nordeste, desta vez com o Ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, sobre o que é possível fazer para diminuir esse déficit.
Apesar do cenário de crise, o governador ratificou o compromisso de dobrar o piso dos professores em quatro anos e continuar reajustando o piso das categorias.

WSCOM Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário