terça-feira, 3 de março de 2015

Governadores nordestinos articulam audiência conjunta com Dilma

Eles discutem uma pauta comum, que deve enfatizar pedido de verbas para solucionar problemas de infraestrutura nos nove estados da região

Divulgação/ALPB
Ricardo Coutinho
Os governadores nordestinos estão definindo com o Palácio do Planalto uma audiência conjunta com a presidente Dilma Rousseff. Eles discutem uma pauta comum, que deve enfatizar pedido de verbas para solucionar problemas de infraestrutura nos nove estados da região. O articular do encontro, por delegação dos outros gestores, é o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

Leia mais notícias de Política do Portal Correio

No início do ano, Ricardo reuniu no Centro de Convenções da capital paraibana sete dos governadores nordestinos. Do encontro foi tirado a Carta de João Pessoa. 
Dentre as reivindicações que serão entregues à presidente Dilma Rousseff estão a adoção de novas fontes de financiamento para a saúde; a votação pelo STF do mérito da ADIN 4917, permitindo a entrada em vigor da Lei dos Royalties do Petróleo; a criação de uma linha de crédito do Proinveste em 2015, para novos investimentos em infraestrutura; e a construção pela União de uma política nacional de segurança e a criação de um fundo complementar.

Ricardo Coutinho defendeu a união dos governadores. “O Nordeste tem problemas e desafios em comum e é preciso trabalhar políticas integradas como, por exemplo, no turismo e na economia", disse. 

O Fórum de Governadores do Nordeste deve ser reativado este mês, com encontro anunciado no início do ano para Natal (RN). 

Além do governador da Paraíba, participaram do encontro em João Pessoa, no início do ano, Paulo Câmara (Pernambuco), Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia), Flavio Dino (Maranhão), Robinson Faria (Rio Grande do Norte), Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará), além do vice-governador eleito de Sergipe, Belivaldo Chagas.

Coutinho designou o secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, para preparar uma pauta que priorize o abastecimento de água. Representantes dos governadores devem participar de reunião técnica nesta quinta-feira (5) em Brasília.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário